sexta-feira, 12 de junho de 2020

SAÚDE MENTAL

 
VÍDEO MOTIVACIONAL: VENDEDOR DE SONHOS
ASSISTIR O VÍDEO E DAR SUA OPINIÃO.




ATIVIDADE DO DIA 22/05/20

Bom dia a todos, a atividade de hoje, estaremos falando sobre nossa saúde mental, estamos sendo submetidos a uma dose de estresse e ansiedade extras, uma epidemia do medo, ou melhor, do pânico. Em uma entrevista, a psicanalista Vera Iaconelli, comentou sobre a questão e destacou essa ideia da epidemia do pânico. Segundo ela, o medo vem da ordem de proteção, já o pânico tem causa difusa, não deixando claro o porquê está sofrendo, caracterizando-o como desproporcional, um desespero.

“Se acordarmos pensando nos riscos mundiais e nos nossos, projetando cenários imaginários, com certeza paralisaremos.”
— Vera Iaconelli, psicanalista
Dessa forma, desencadeamos uma avalanche de emoções, com as quais não sabemos lidar. As incertezas do futuro e o pânico do presente nos levam a tomar decisões rápidas – e, muitas vezes, atitudes egoístas como a corrida desenfreada aos supermercados, álcool gel e máscaras.

A tecnologia e a medicina alertam sobre quanto o pânico e o estresse podem contribuir para o surgimento de inúmeras doenças.

“Um estudo publicado pelo jornal científico East Asian Arch Psychiatry mostrou que 42% dos sobreviventes da SARS (2003), desenvolveram algum tipo de transtorno mental. O estresse pós-traumático foi a condição mais presente: 54,5%, seguida da depressão: 39%.



3º Atividade: 
sociologia/ filosofia/artes
Sobre o suicídio na sociologia de Èmile Durkheim
FILOSOFIA
O suicídio, na sociologia de Durkheim, é visto como um ato executado pela vítima, conscientemente, que resulta em sua morte.
O suicídio é, segundo Durkheim, “todo o caso de morte que resulta, direta ou indiretamente, de um ato, positivo ou negativo, executado pela própria vítima, e que ela sabia que deveria produzir esse resultado”. Conforme o sociólogo, cada sociedade está  predisposta a fornecer um contingente determinado de mortes voluntárias, e o que interessa à sociologia sobre o suicídio é a análise de todo o processo social, dos fatores sociais que agem não sobre os indivíduos isolados, mas sobre o grupo, sobre o conjunto da sociedade. Cada sociedade possui, a cada momento da sua história, uma atitude definida em relação ao suicídio.

Há três tipos de suicídio, segundo a etimologia de Èmile Durkheim, a saber:
Suicídio Egoísta: é aquele em que o ego individual se afirma demasiadamente face ao ego social, ou seja, há uma individualização desmesurada. As relações entre os indivíduos e a sociedade se afrouxam fazendo com que o indivíduo não veja mais sentido na vida, não tenha mais razão para viver;

Suicídio Altruísta: é aquele no qual o indivíduo sente-se no dever de fazê-lo para se desembaraçar de uma vida insuportável. É aquele em que o ego não o pertence, confunde-se com outra coisa que se situa fora de si mesmo, isto é, em um dos grupos a que o indivíduo pertence. Temos como exemplo os kamikazes japoneses, os muçulmanos que colidiram com o World Trade Center em Nova Iorque, em 2001, etc.;

• Suicídio Anômico: é aquele que ocorre em uma situação de anomia social, ou seja, quando há ausência de regras na sociedade, gerando o caos, fazendo com que a normalidade social não seja mantida. Em uma situação de crise econômica, por exemplo, na qual há uma completa desregulação das regras normais da sociedade, certos indivíduos ficam em uma situação inferior a que ocupavam anteriormente. Assim, há uma perda brusca de riquezas e poder, fazendo com que, por isso mesmo, os índices desse tipo de suicídio aumentem. É importante ressaltar que as taxas de suicídio anômico são maiores em países ricos, pois os pobres conseguem lidar melhor com as situações de anomia social.
Desse modo, ficam especificados os tipos de suicídios e suas causas, que são, segundo Durkheim, sempre sociais.
Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/filosofia/sobre-suicidio-na-sociologia-Emile-durkheim.htm. Acesso em 21 de maio de 2020.

durkheim.htm. Acesso em 21 de maio de 2020.

  QUESTIONÁRIO: SUICÍDIO


Reportagem aponta que a próxima crise de saúde nos Estados Unidos pode ser uma onda de suicídio resultado da crise do Coronavírus. Para Émile Durkhein, um dos clássicos da sociologia, o suicídio , um fato aparentemente individual , tem raízes sociais profundas.

Responda o questionário:
1-      Qual o nome do tipo de suicido que é causado por falta de integração do individuo com o meio social?
a-        Egoísta
b-        Altruísta
c-         anômico
2-      1-Qual o nome do tipo de suicido que ocorre quando o individuo  prioriza o grupo em vez de sua própria vida?
a-        Egoísta
b-        Altruísta
c-         anômico
3-      Qual o tipo de suicídio que ocorre em uma situação de anomia social, ou seja, quando há ausência de regras na sociedade , gerando caos, crise , fazendo com que a normalidade social não seja mantida?
a-        Egoísta
b-        Altruísta
c-         Anômico
4-      A onda de suicídios apontada na reportagem se encaixa em que tipo de suicídio?
a-      Egoísta
b-      Altruísta
c-      Anônimo
5-       Os kamikazes pilotos japoneses na segunda guerra mundial, são um exemplo de qual tipo de suicidio?
a-      Egoísta   
b-       b-Altruísta    
c-       c- anômico     


Nenhum comentário:

Postar um comentário

  O movimento Outubro Rosa   O movimento conhecido como Outubro Rosa nasceu nos Estados Unidos, na década de 1990, para estimular ...